top of page
Design sem nome (3).png
  • Foto do escritorSimony Ramos Oliveira

Você tem medo de se comunicar no idioma do país em que vive?


Olá, sou a Simony, psicóloga com experiência internacional de mais de 8 anos. Primeiro na Inglaterra e atualmente na Holanda, país onde o holandês é a língua oficial, mas que também 90% da população minimamente consegue comunicar em inglês.


Um dos desafios que a maioria dos meus clientes trazem para as sessões online com bastante frequência, mesmo aqueles que moram há mais de 10 anos no exterior, é a sua dificuldade em se comunicar com o idioma do país em que vivem.


Algo que compreendo bem e que também passei na Inglaterra e continuo vivenciando na Holanda, agora com o holandês.


Ter dificuldades em se comunicar em um idioma estrangeiro não é o principal problema, visto que existem cursos de idiomas, aplicativos e muitas opções para desenvolver esta habilidade. Algo que eu mesma invisto em tempo, dinheiro e energia nos meus estudos em holandês.


Agora o que torna preocupante é quando esta dificuldade é recheada de medo, pessimismo, perfeccionismo e auto exigência que impedem que o imigrante/expatriado se arrisque a se comunicar e desta forma atrapalhe a aprendizagem da língua.


E é neste ponto que gostaria de alertar para quem está passando por esta situação: quanto mais você se critica, não arrisca, menos conseguirá se tornar um falante confiante no idioma do país em que vive. Esta atitude perante o novo idioma, terá impactos negativos, na maioria dos casos, tanto pessoais quanto profissionais.


Como participar de uma entrevista de trabalho, mesmo sabendo que não é fluente, mas sabe o básico para o que a vaga exige? Como fazer novos amigos, se têm receio de não ser compreendida (o) ?


Respondendo às minhas próprias perguntas: participe da seleção, prepare-se para a entrevista e foque no que a vaga exige - um inglês básico. Sobre fazer amigos, converse focando no seu interlecutor, verifique se ele te compreendeu, caso seja negativo repita usando uma outra frase, explore também a linguagem não verbal. Enfim, arrisque!!


Se para você as respostas que forneci, te faz sentir mais medo e insegurança, possivelmente você está perdendo muitas oportunidades de carreira e de relacionamento social.

Busque ajuda, sua vida não precisa ser assim.


Nas sessões que realizo destinadas ao desbloqueio do medo de falar idioma estrangeiro, trabalho com:

  • A superação das crenças que estão por detrás deste medo;

  • A eliminação da ansiedade que impede de arriscar;

  • O cultivo do auto amor para suportar os erros cometidos durante a comunicação, as próprias críticas e também as alheias.

Após a sendimentação destes pontos, treinamos com situações práticas para que possa se sentir leve e autoconfiante para se comunicar, mesmo comentendo erros, que aliás são ótimos para a aprendizagem da língua.


Marque sua Sessão Aqui e desbloquei a sua comunicação via idioma estrangeiro



















Comments


bottom of page