top of page
Design sem nome (3).png
  • Foto do escritorSimony Ramos Oliveira

Por que atendimentos terapêuticos por uma psicóloga brasileira no exterior pode trazer mais benefícios!













Muitos brasileiros reclamam do atendimento de profissionais de psicologia de outras nacionalidades. Suas reclamações focam principalmente na dificuldade que estes profissionais possuem de compreender seus sentimentos, situações que experimentam e a cultura brasileira. Não conseguem compreender o sofrimento em relação a questões que para o psicólogo "gringo" não há motivos para preocupar.

Na maior parte das vezes, um profissional de psicologia "gringo", não sabe o que é ser, viver como uma brasileira que mora fora do seu país de origem, mesmo se estes profissionais nativos terem estudado a psicologia intercultural (sabendo que existem exceções sempre). Eles não compreendem o que é ser ansiosa, preocupada, ter medo, etc e, por isso não dar a devida atenção e cuidado ao que está acontecendo com o seu cliente não nativo. Em função disso, essa característica acaba dificultando a relação paciente-profissional, enfim o processo de atendimento psicoterápico e, consequentemente, a melhora do cliente.

Desta forma, ser atendida por uma profissional que tenha a mesma nacionalidade, idioma e cultura e que, principalmente, more no exterior, traz muitos benefícios, tais como:


  • Facilidade na comunicação em função do mesmo idioma.

  • Maior sentimento de empatia em função da facilidade de compreensão da sua situação porque nós duas somos do meu país de origem.

  • Maior possibilidade de real conexão entre estes por serem da mesma cultura e língua e vivenciar situações semelhantes.

  • Possibilidade de uma atmosfera mais calorosa por causa da cultura latina.

  • Aceleração no processo de melhora da situação do cliente devido maior empatia, conexão, cultura, idioma e vivência internacional semelhantes.

  • Maior facilidade para o cliente na criação de networking e desenvolvimento de relações sociais em função do profissional conhecer pessoas, instituições que sejam da mesma cultura e língua, contribuindo para adaptação e também criação de fatores de redução de stress social.

É importante salientar, que não é garantia que uma psicóloga (o) de mesma nacionalidade, idioma, cultura e que more no exterior, possa ser um profissional qualificado. Portanto, é importante averiguar as credenciais profissionais.


E você pode me perguntar, e você Simony, porque você pode me ajudar?


Respondo de forma simples: por causa das minhas experiências internacionais nos âmbitos pessoal e profissional:


  • Morei por 5 anos na Inglaterra, e atualmente moro na Holanda desde 2020; onde na primeira experiência internacional sofri muito durante a minha adaptação, o que permitiu preparar melhor para a minha atual vivência no exterior.

  • Por ser casada com um nativo, no caso com um holandês, o que me permite ter mais compreensão sobre as relações afetivas e em geral com pessoas de outras culturas no âmbito íntimo e social.

  • De estar continuamente aprendendo uma língua estrangeira desde 2018, algo que não é fácil, e que exige arriscar passar vergonha ao falar errado, e a lidar com olhares de reprovação. Algo que com experiência na pele, posso ajudar melhor os meus clientes neste tema.

  • De ter realizado MBA em Saúde e Assistência Social em uma universidade holandesa aos 45 anos, convivendo com estudantes de diferentes países. A vivência neste ambiente com diferentes migrantes deu me mais subsídios para compreender a vida do migrante.

  • De ser empreendedora no exterior como psicóloga, e ter passado pelo dilema de escolher trabalhar como autônoma ou ter um empregador. Muitos clientes possuem este dilema e passam por muitas dificuldades na vida profissional.

  • Experiência em atendimento psicológico online de brasileiros que vivem em diferentes países, sendo registrada em uma organização holandesa para psicólogos.

  • De saber na pele como é ser brasileira vivendo fora do Brasil e de ter lidado com questoes tais como, o medo de ser rejeitada, saudades do Brasil, dificuldades em se firmar no campo profissional, lidar com conflitos culturais, perceber como patinho feio (baixa autoestima), dentre outros sentimentos.


Tudo isso eu passei e pude transformar aproveitando toda minha experiência pessoal e também a minha bagagem profissional que envolve está sempre se atualizando e me cuidando como pessoa para que possa cada vez mais ajudar pessoas que precisam dos meus atendimentos.


Por tudo que apresentei, me coloco à disposição para te ajudar!




(ambiente onde atendo online)




Comments


bottom of page